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Desafios enfrentados pelos líderes em um mundo em constante mudança

Desafios enfrentados pelos líderes em um mundo em constante mudança

As empresas são construídas por indivíduos! De pouco adianta ter um profundo entendimento do mercado e uma abordagem integrada se faltar ao líder a capacidade real de conduzir pessoas. Isso se torna ainda mais crítico na atualidade!

Em abril de 2020, o antropólogo dos EUA, Jamais Cascio, através de um ensaio chamado “Facing the Age of Chaos” (“Diante da Era do Caos”), introduziu uma evolução do conceito VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity – Volátil, Incerto, Complexo, Ambíguo), para melhor descrever o estado do mundo contemporâneo. Sendo assim, surgiu o termo “Mundo BANI”, um acrônimo para Brittle (Frágil), Anxious (Ansioso), Non-linear (Não linear) e Incomprehensible (Incompreensível), descrevendo perfeitamente os obstáculos do nosso século, sobretudo após a pandemia do Covid-19, um verdadeiro evento global disruptivo. Desta forma, Cascio argumenta que as abordagens tradicionais para a liderança, o planejamento e a resolução de problemas são inadequados para enfrentar essas novas realidades. Em vez disso, sugere-se que habilidades como a empatia, a flexibilidade e a capacidade de entender e navegar na não linearidade e na incompreensibilidade são essenciais.

Os líderes enfrentam uma série de desafios em um mundo em constante mudança e, por isso, são forçados a uma quebra de paradigma na liderança e na resolução de problemas para lidar com as novas realidades. Alguns dos principais desafios são:

  • Gerenciamento da incerteza:

  • Desenvolvimento de habilidades da equipe

  • Manutenção da motivação e engajamento.

  • Cultura organizacional

  • Gerenciamento da complexidade

  • Resolução de problemas éticos

Angustiados diante da dura realidade que os assedia, em suas mentes começam a surgir perguntas tais como: “o que, afinal de contas, devemos fazer para vencer todos esses desafios”? Respostas como: “líderes precisam ser flexíveis, adaptáveis e capazes de pensar de forma criativa” surgem como ingredientes das receitas para o enfrentamento das provocações.

Com o objetivo de elucidar o tema, destacamos aqui que, além do equilíbrio e da capacidade de exercer inteligência emocional em situações adversas, é necessário que a liderança possua uma combinação de conhecimentos específicos e habilidades interdisciplinares como:

  1. Conhecimento em gestão de pessoas: como sinalizado anteriormente, é por aqui que se começa a receita para fazer dar certo mas, infelizmente, esta verdade não habita o cenário de todas as organizações. Os líderes precisam entender os princípios de gestão de recursos humanos para serem capazes de desenvolver equipes resilientes e adaptáveis. Isso inclui habilidades de comunicação, resolução de conflitos, motivação e desenvolvimento de talentos.

  1. Conhecimento em liderança situacional: embora um dos estilos de liderança possa ser dominante, o fato é que é possível adaptar o estilo às necessidades específicas de cada situação (sendo flexível!). Isso inclui saber quando ser autocrático, democrático, orientado para as pessoas ou orientado para a tarefa.

  1. Conhecimento do mercado: manter-se sempre atualizado sobre as tendências, demandas dos clientes, movimentos de concorrentes e oportunidades que surgirem.

  2. Conhecimento tecnológico: ter um entendimento sólido das tecnologias emergentes relevantes para seu negócio. Pesquisar e aprender sobre inteligência artificial, big data, automação, blockchain e outras tecnologias disruptivas que, certamente, se casam com o negócio.

  3. Conhecimento em gestão de mudança: compreender os princípios da gestão da mudança (compreensão da necessidade, comunicação eficaz, planejamento cuidadoso, adaptação, avaliação e aprendizado contínuos) para identificar resistências e engajar as partes interessadas.

  4. Conhecimento em análise de dados: extrair insights significativos dos dados e tomar decisões informadas com base neles. Isso inclui habilidades em análise de dados, interpretação de métricas e tomada de decisões orientada por dados.

  5. Conhecimento em ética e responsabilidade social: Com o aumento do escrutínio público sobre as práticas empresariais, os líderes devem estar cientes das questões éticas e sociais relacionadas às operações de sua empresa. Isso inclui saber de temas e questões como sustentabilidade, responsabilidade social corporativa e diversidade e inclusão.

Não é fácil liderar e mais desafiante se torna em um mundo em constante mudança e, mais, com excesso de informações! Todavia, a liderança sempre será responsável por definir uma visão clara, alinhar o time com essa visão e orientar o progresso em direção aos objetivos estabelecidos em suas organizações. Sendo assim, conscientizar-se, o quanto antes, sobre a necessidade de reciclagem e ampliação do conhecimento é primordial! Apenas desenvolvendo-se, mantendo-se atualizados sobre as tendências e desenvolvendo as habilidades necessárias, os líderes serão capazes de conduzir-se eficazmente em ambientes dinâmicos.

Texto por
Mitzi Siqueira Peres e Sousa

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