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Não tema a Pesquisa de Clima

Não tema a Pesquisa de Clima

Isso mesmo! Por mais difícil que possa ser se deparar com um resultado negativo a respeito do ambiente de trabalho da sua organização, a qual você idealizou com tanto carinho e esforço antes de construí-la e solidificá-la, saiba que a Pesquisa de Clima pode ser a sua aliada para ajudá-lo a alterar os caminhos por onde sua empresa tem trilhado.

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta utilizada pelas empresas para avaliar o ambiente de trabalho. Normalmente, ela é estruturada e bem dividida por temas e perguntas através de questionários anônimos que visam abstrair a percepção dos colaboradores sobre diversos aspectos da organização como: a cultura, a comunicação interna, as condições de trabalho, a liderança, as oportunidades de desenvolvimento, entre outros aspectos. Esses questionários podem incluir perguntas quantitativas (com respostas em escalas, como de 1 a 5) e qualitativas (abertas, permitindo respostas mais detalhadas), sempre com o objetivo de coletarem as opiniões e sentimentos dos colaboradores. Formulários mais elaborados de pesquisa podem ainda gerar gráficos e indicadores para melhor visualização dos resultados.

O clima organizacional pode ser afetado por vários fatores, de forma isolada ou conjunta. Muitas vezes, além de perceber o descontrole iminente do ambiente, muitas empresas conseguem identificar quando ou o que exatamente influenciou negativamente o clima organizacional. Outras empresas – menos observadoras – não sabem apontar motivos ou épocas em que as dificuldades começaram a vir à tona; muitas vezes custam até mesmo a acreditar que estão passando por um momento difícil de descontentamento geral entre os colaboradores. Todavia, o enfrentamento de um clima ruim é uma realidade que, mais cedo ou mais tarde, pode acontecer em qualquer organização.

Normalmente, os fatores que prejudicam os ambientes organizacionais podem ser agrupados nas categorias abaixo:

Relacionamento: má relação entre gestores e colaboradores, falta de confiança entre os membros, hostilidade, falta de respeito no trato diário, presença de líderes despreparados, falta de reconhecimento e oportunidades de crescimento para os colaboradores.

Condições de Trabalho ou Estrutural:  Carga de trabalho inadequada, condições precárias de trabalho, excesso de horas extras, falta de estrutura apropriada.

Comunicação:  Comunicação ineficaz, falta de orientações claras sobre atividades e processos, ruídos na comunicação, rede de rumores ou supervalorização da fofoca, bem como e quebra constante de hierarquia.

Cultura organizacional: valores, normas, crenças, regras e hábitos que influenciam as percepções e comportamentos dos colaboradores.

Por que a Pesquisa de Clima Organizacional é Importante?

  1. Permite identificar problemas e oportunidades: A pesquisa ajuda a identificar problemas como falta de comunicação, desmotivação ou insatisfação com a liderança, permitindo que a empresa tome medidas corretivas. Também destaca áreas que funcionam bem e podem ser potencializadas.

  2. Aumenta o engajamento dos colaboradores: Demonstrar que a empresa se importa com a opinião dos colaboradores e está disposta a fazer melhorias com base em seu feedback pode aumentar o engajamento e a motivação.

  3. Auxilia na retenção de talentos: Entender as principais preocupações e motivações dos colaboradores pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais atraente, reduzindo o turnover e retendo talentos.

  4. Promove o alinhamento cultural: A pesquisa permite avaliar se a cultura desejada pela liderança está sendo efetivamente vivenciada pelos colaboradores. Caso contrário, será necessário fazer ajustes.

  5. Permite as melhores tomadas de decisões, baseada em dados: Os dados coletados fornecem uma base sólida para a tomada de decisões estratégicas sobre mudanças em políticas, processos, ou na estrutura organizacional.

  6. Promove o bem-estar e qualidade de vida: Não há clima organizacional positivo se a empresa não apoia, valoriza e incentiva a qualidade de vida dos trabalhadores. Isso inclui qualidade na saúde física, emocional e incentivo a hábitos de vida saudáveis que promovam saúde e bem-estar.

Uma vez entendido que que os benefícios da aplicação da Pesquisa de Clima são muitos, é ainda vital se preparar para comunicar os resultados e as ações decorrentes dela, a fim de promover uma cultura de transparência e confiança entre todos os níveis de liderança e os colaboradores. Isso será essencial para garantir que este processo, de exame e análise do ambiente, possa ocorrer mais vezes na empresa.

Um clima organizacional positivo está frequentemente associado a um maior desempenho organizacional, uma vez que colaboradores motivados e satisfeitos tendem a ser mais produtivos. Mesmo diante dos desafios e possíveis receios associados aos resultados negativos, é fundamental que os empresários não temam a Pesquisa de Clima Organizacional por todas essas razões que destacam a importância e os benefícios de aplicar essa ferramenta.

Escrito por
Mitzi Peres

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